ENTENDA: Policiais acusados de chacina na Bahia são absolvidos // Meninas-bomba matam 33 no Camarões e Nigéria

Policiais acusados de matar 12 no bairro da Cabula, Salvador, são absolvidos

A juíza Marivalda Almeida Moutinho absolveu, na sexta-feira (24), nove policiais militares acusados de executar 12 jovens, que tinham entre 16 e 26 anos; e ferir mais cinco, em fevereiro deste ano.
O caso, que mobilizou a Anistia Internacional, a Justiça Global e grupos ativistas como o coletivo “Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta“, teve sua sentença fundamentada num artigo do Código de Processo Civil, apesar de ser uma ação penal.
De acordo com os policiais envolvidos, houve confronto entre eles e os mortos, que pretendiam assaltar um banco. No entanto, os laudos da autópsia dos jovens mostraram que a maioria foi atingida por mais de cinco tiros, alguns de cima para baixo, o que configuraria execução.
A sentença coloca mais pressão em cima do governador da Bahia, Rui Costa (PT), que deu respaldo à PM, quando o caso entrou em julgamento. É importante lembrar que, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a polícia baiana é a terceira que mais mata no Brasil.

Atentado terrorista de meninas-bomba deixa 33 mortos no Camarões e na Nigéria

Dois atentados, de autoria do grupo Boko Haram, foram realizados neste fim de semana por meninas. No sábado (25), Camarões sofreu um ataque que deixou 19 mortos e mais de 50 feridos. Isto apenas três dias depois de dois atentados suicidas que deixaram 15 mortos. Segundo a mídia local, a menina-bomba tinha apenas dez anos.
Na Nigéria, outra menina de dez anos suicidou-se neste domingo (26), matando 14 pessoas e ferindo 50. As ações do Boko Haram, que ganhou destaque internacional depois de sequestrar mais de 200 garotas, já duram cinco anos. Só em 2015, o grupo matou mais de 3.000 pessoas no país, de acordo com o governo nigeriano.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s